Atuação policial é tema de aula inaugural do IV CEGESP/PMMA

APMGD

A Policia Militar do Maranhão por meio da Diretoria de Ensino realizou na tarde de terça-feira (08), no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a aula inaugural do IV Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (CEGSP).

O CEGESP, que é uma Pós-Graduação Lato Sensu, ocorre em parceria PMMA e UFMA. Será realizado no período vespertino na Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” (APMGD), unidade de ensino superior da corporação e na UFMA. Terá 27 Oficiais intermediários (Capitães PM), sendo 26 militares do Estado do Maranhão e 01 da Polícia Militar de Mato Grosso, contará com 17 (dezessete) disciplinas, somando 480 horas de carga horária presencial.

Para o capitão Denis Costa, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 3 (CPAM-3), um dos 27 integrantes do CEGESP/2017, o curso é indispensável, pois além de ser uma das ações de desenvolvimento dos oficiais da PM é pré-requisito para a promoção ao próximo posto (Major PM). “Esperamos adquirir novos conhecimentos e ferramentas para exercermos da melhor forma nosso ‘mister’ na PMMA, além da oportunidade para elaborarmos propostas para desenvolvimentos de trabalhos que poderão ser de grande valia para a Instituição”, disse o oficial.

A solenidade contou com a presença do Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela; do Pró Reitor de pós-graduação da UFMA, professor Alan Kardec Duailibe Barros Filho; do subcomandante geral da PMMA, coronel Jorge Allen Luongo; do Capitão do Portos, André Luiz Trindade; do comandante geral do CBM, coronel Célio Roberto; do diretor de ensino PM, coronel Laercio Ozório Bueno; do comandante da APMGD, coronel Raimundo Nonato Santos Sá; do chefe da 27ª CSM, tenente coronel de infantaria Gomes da Silva; do Comandante do 24º BIL, tenente coronel de infantaria Marcus Vinicius; de representante da Aeronáutica, capitão Walber Leonardo Batista; do coordenador do CEGESP na UFMA, professor Dr. Walber Lins Pontes, entre outras autoridades, professores de Universidades, oficiais, praças e funcionários civis da corporação.

Coronel Luongo, subcomandante geral da PM, agradeceu o apoio da Secretaria de Segurança Pública na pessoa do secretário Jeferson Portela e da Universidade Federal do Maranhão. Ele explanou que a Polícia Militar está sempre em desenvolvimento e buscando a melhor preparação para seus integrantes e consequentemente, oferecer um ótimo serviço para a sociedade.

O palestrante da aula inaugural da 4ª Turma do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública PMMA/UFMA foi o Ilustre Promotor de Justiça, Dr. Pedro Lino Silva Curvelo, da 2ª Promotoria de Execução Penal. A palestra com o tema: “Atuação policial militar e a inversão da lógica da prisão e seus efeitos no sistema prisional”.

Ao término da apresentação o comando da corporação e a diretoria de ensino da PMMA solidificou o encontro com a entrega de certificado de agradecimento para o palestrante.

1.db

2.db