Abordagens policiais aliadas a revistas pessoais rendem apreensões de armas de fogo

Abordagens policiais aliadas a revistas pessoais rendem apreensões de armas de fogo

04A abordagem policial é a aproximação do policial a uma pessoa, independente de fundada suspeita, pois seu intuito maior é a prevenção criminal pela presença, pela ostensividade policial. A busca pessoal, por sua vez, é espécie da abordagem policial por ser uma ação ou atividade na qual a Polícia buscará em pessoa, veículo, casa, ou outras classes afins, objetos de delitos, como armas, drogas e outros semelhantes. Ação que é amparada pelo Código de Processo Penal (CPP).
Na última quinta (11) três armas de fogo foram apreendidas por policiais militares no Estado. São casos que aparentemente isolados se mostram próximos, pois deveram da utilização de um princípio da ação policial comumente utilizado pelas PMMA.
Na tarde da quinta-feira, policiais do BPChoque nas proximidades da rotatória da Forquilha,  se deparam com um homem suspeito que empreendeu fuga ao observar a presença dos policiais. Houve então o acompanhamento a pé e posteriormente o alcance do suspeito. Durante a fuga, o suspeito dispersou uma arma de fogo  em um terreno  de propriedade da Companhia Energética do Maranhão - Cemar.  Logo em seguida,  foram feitas buscas no local e encontrado um revólver calibre 38, com 5 munições intactas.
01Na noite da quinta-feira, no bairro do São Raimundo, São Luís – MA, policiais da Rotam faziam policiamento ostensivo durante rondas pelo bairro do São Raimundo observaram Weslley Mendes Guimarães em atitude suspeita,  que ao avistar a viatura  virou de costas, fingindo estar esperando alguém  em frente a uma residência . Feito o procedimento de busca pessoal foram encontrados com mesmo uma arma de fogo calibre .38, com 4 munições intactas, uma quantia de 12 reais em espécie e 1 escapulário de aço.
02Em imperatriz a equipe da força tática do 3º BPM avistou dois indivíduos em uma motocicleta honda biz vermelha. Foi feita a abordagem e na busca pessoal foi encontrado na cintura do piloto um revólver calibre .32 carregado com 6 cartuchos.
03Estes casos se somam a outros tantos que resultam no bom trabalho desenvolvido pela Policia Militar do Maranhão e que contribuem para a redução dos índices de criminalidade no Estado.